domingo, 1 de abril de 2012

Freqüência Cardíaca


Esses dias descobri que controlar os batimentos cardiacos durante os treinos pode ajudar a emagrecer. Comecei a medir sem parar, mas achava muito chato ficar contando e tal, então, assim que pude, comprei um monitor cardiaco.



Além de eu me sentir a super mega ultra atleta usando o equipamento, pude começar a controlar de fato minha frequencia cardiaca (FC). E o mais legal: quando eu fico abaixo da frequencia recomendada para emagrecer, o relógio apita para eu aumentar o ritmo.

As frequencias recomendadas para cada objetivo são:
Se o seu objetivo for emagrecer: 65 a 75%
Se o seu objetivo for melhorar sistema cardiovascular: 70 a 85%

Se você não tiver o monitor cardiaco, mas quiser começar a medir manualmente sua FC, faça assim:
1) Coloque o dedo indicador e médio, unidos, lateralmente no seu pescoço, logo abaixo do osso da mandíbula.
2) Nessa região, encontre o local onde possa sentir o sangue pulsando.
3) Conte quantas vezes você sente o sangue pulsar no local, por 15 segundos.
4) Multiplique o número por 4.

Por exemplo, se você sentiu o pulsar 21 vezes em 15 segundos, seu batimento cardiaco naquele momento era de 84 batimentos por minuto (21 X 15 = 84)

Não ache que isso é bobeira! Além de te ajudar a emagrecer, contar seus batimentos te ajuda a se conhecer melhor! Então, qual é sua FC?

Nenhum comentário:

Postar um comentário